O Grupo Folclórico “Liebe Zum Tanz” de São João do Oeste/SC foi fundado em maio de 1992 na localidade de Linha Macuco, interior do município, contando na ocasião com 20 dançarinos na categoria adulta. Dois anos mais tarde, o grupo já era formado por três categorias distintas: adulto, juvenil e infantil.

Consolidado, o grupo passou a participar ativamente em eventos culturais municipais e regionais, como encontros de grupos de danças, festivais da canção alemã, gincanas culturais e intercâmbios interestaduais.  No ano de 2005, decorrente da saída acentuada de jovens das localidades do interior, os demais grupos de danças existentes no município de São João do Oeste foram extintos, formando-se a partir de então, um único grupo homogêneo.

O grupo está associado à ACASJO – Associação Cultural Alemã de São João do Oeste. Também está filiado à LAAOSC – Liga das Associações Alemãs do Oeste de Santa Catarina, além do vínculo com a Associação Cultural de Gramado – ACG. É através dessas filiações que se torna possível a participação em cursos de aperfeiçoamento e seminários de danças, que são repassadas ao grupo.

O grupo contém na ativa mais de 150 dançarinos nas categorias adulta, mirim, infantil e juvenil, além de contar com a colaboração de mais uma equipe de apoio muito preocupada em melhorar e perpetuar ainda mais a história do grupo.

O grupo Liebe Zum Tanz é o idealizador e atualmente está na organização do maior evento cultural da do município, a DEUTSCHE WOCHE (Semana Alemã). Trata-se de uma semana inteira com programação cultural diária com atrativos que resgatam e mantém a tradição dos imigrantes alemães na região.

É com grande orgulho que o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs “Liebe Zum Tanz” representa a cidade de São João do Oeste – Capital Catarinense da Língua Alemã em todo Sul do país, cultivando as tradições alemãs através da dança.

Contatos:
andre@saojoao.sc.gov.br